print logo

Peletizadoras

 

A DropsA possui sistemas de lubrificação instalados em muitos granuladores. Até a presente data somam mais de 600 unidades. Originalmente as prensas peletizadoras eram utilizadas no processo de fabricação da ração animal e hoje são utilizadas extensivamente na fabricação de biopéletes.
 

As serrarias modernas recolhem todas as serragens geradas dentro de suas instalações enviando-as para as usinas de biogranulados, ou como em muitos os casos, produzindo os biopéletes na própria serraria. O destino destes biopéletes é como combustível na geração de energia para aquecimento, muito comum nos países escandinavos, bem como na Irlanda, onde as famílias que utilizam os biopéletes recebem incentivos do governo.

 

Benefícios alcançados:

 
 
 
A prensa peletizadora possui entre 2 a 4 pontos, sendo que 2 pontos são os rolamentos principais (indicados na foto), que são extremamente importantes para o funcionamento da prensa.
 

Também existe o eixo principal e o lineador que precisam de graxa, porém em menor grau.
A quantidade de graxa aplicada por hora depende do tamanho da prensa e do material que está sendo processado. Estas quantidades podem variar de 10 a 140 cm³/Hr. A DropsA pode recomendar a quantidade de graxa a ser aplicada de acordo com a prensa.
 

O sistema utilizado é composto de: distribuidor SMX, bomba pneumática da série 234700 e controlador VIP5.
 

O sistema também esta disponível para atender a norma ATEX para peletização de madeira e atualmente a DropsA é a única empresa a oferecer a bomba pneumática para tambores de 50 ou 200 Kgs no padrão ATEX.

 

Este caso de aplicação foi implementado utilizando:

Download